Ao longo da história, a arquitetura islâmica se mostra como uma das mais significativas em termos de diversidade cultural. De modo geral, os edifícios não apenas servem a seus propósitos originais, mas se desdobram em centros de encontro comunitário e serviços sociais, refletindo as crenças e a moral muçulmana e revelando a rica história dos povos do Oriente Médio.
A Mesquita al-Nouri se localiza no centro da cidade velha de Mosul, no Iraque. Construído originalmente em 1170 d.C, o complexo formado pela mesquita e seu salão de orações tem uma extensa história de reformas e remodelações, tendo sido destruído na Batalha de Mosul em 2017.
Segundo fontes escritas, o antigo complexo da mesquita do século XII era composto por um salão de orações, uma escola, um hospício e a residência de Al Nuri. Estima-se que o minarete também tenha sido construído na mesma época. O local também contava com o zyiarah – o santuário e tumba de Al Nuri.
O minarete – apelidado de “al-Hadba”, ou “o corcunda”, devido à sua silhueta que faz lembrar um homem se curvando – apresentava em sua fachada sete faixas de alvenaria decorativa seguindo belos padrões geométricos. O complexo al-Nouri destacava-se no horizonte da cidade, constituindo um símbolo não apenas de Mosul, mas do Iraque.
O salão de orações, o edifício mais importante do complexo, não conta com documentação da época de sua construção. Embora os pesquisadores ainda discutam sobre suas dimensões e formas precisas, são unânimes em afirmar que o espaço era um grande salão hipostilo, com colunas octogonais de mármore Moslawi que continham inscrições do Alcorão. O número de alas do projeto original também é desconhecido.
Em 1925, o departamento Sunni Endowment, criado pelo governo iraquiano, planejava remodelar todo o complexo através de um projeto que incluía uma reforma interna, a demolição de algumas edificações do local e o acréscimo de cercas no pátio, que acabou sendo transformado em um jardim.
Diversas outras intervenções foram realizadas entre os anos 1940 e 2000, incluindo a pavimentação e modernização do pátio e a construção de novas abluções. A intervenção mais importante, realizada entre 1945-1950, é a demolição do salão de orações e a sua reconstrução com novas dimensões e novas características arquitetônicas. Este salão modernizado é reconhecido pelos habitantes de Mosul como seu lugar de oração e adoração.
Antes de 2014, o Sunni Endowment tinha planos de expandir o complexo para além de seu perímetro original através da compra de propriedades adjacentes. Este plano foi abandonado após um período de instabilidade política e social.
Devido aos conflitos de 2017, Mosul se tornou palco de batalhas que deixaram a cidade em ruínas, o seu patrimônio reduzido a escombros, monumentos religiosos e antiguidades culturais danificados e milhares de habitantes desabrigados. A mesquita Al-Nouri não foi exceção. O complexo foi severamente danificado e o famoso minarete e o salão de orações, destruídos.
Em 2018, os Emirados Árabes Unidos, a UNESCO e o Iraque assinaram um acordo histórico para trabalhar juntos na reconstrução do patrimônio cultural de Mosul, incluindo a Mesquita de al-Nouri e seu minarete. O projeto está em andamento e incluirá, também, jardins públicos, um memorial e um museu. Recentemente, o local foi organizado e o Complexo Al-Nouri foi estabilizado com o apoio inestimável do Governo de Niniveh, do Ministério da Cultura do Iraque, do Sunni Endowment e da Prefeitura de Mosul.
A reconstrução deste importante marco da cidade é sinal de resiliência e esperança, sendo um primeiro passo para a coesão social e a reconciliação no Iraque após o conflito. Os edifícios e monumentos históricos não são apenas fonte de investigação e conhecimento científico e histórico – são um poderoso símbolo de pertencimento, comunidade e identidade, cuja reconstrução significa, também, a recuperação da memória do povo Moslawi.
-
Arquitetos: Nur ad-Din Zangi
- Ano: 1172
This project is part of the initiative “Revive the Spirit of Mosul”, launched by the Director-General of UNESCO in February 2018 as the Organization’s response for the recovery of one of Iraq’s iconic cities. As part of the initiative, the Conventual Church
of Our Lady of the Hour and the Al-Tahera Church will be rebuilt with the financial support of the United Arab Emirates. The “Revive the Spirit of Mosul” initiative also includes the rehabilitation of other parts of the Old City of Mosul and focuses on supporting quality education and revitalizing Mosul's cultural and intellectual life. More information about these restorations can be found, here.